Dicas para pagar menos na conta de água

by Labor 0 Comments

Atualmente é possível adotar algumas medidas para economizar na conta de água, ajudando assim não apenas o meio ambiente, principalmente em épocas de seca, mas também ao bolso do usuário no final do mês.

Veja abaixo algumas dicas e informações importantes sobre a tarifa social sabesp, um programa da cidade de São Paulo que tem como objetivo gerar descontos para famílias de baixa renda.

Mais atenção no banheiro

Sempre tome banhos mais rápidos, preferencialmente se ensaboando com o chuveiro desligado. Utilize um balde embaixo do chuveiro para poder reutilizar a água para lavar calçadas, quintal ou para dar a descarga.

Adote uma descarga com caixa acoplada ao vaso sanitário, esse modelo, utiliza apenas seis litros de água por descarga.

Feche a torneira ao escovar os dentes.

Evite torneiras pingando. O pinga-pinga de uma única torneira durante um mês, equivale ao gasto de quase 2000 litros.

Para resolver esse tipo de situação, o mais indicado é buscar um profissional que saiba como reparar o defeito, apertar o registro com mais força irá resolver o problema por pouco tempo, mas não irá demorar para causar desgaste na arruela e agravar o vazamento.

Mais atenção ao lavar coisas

Ao lavar a louça, sempre feche a torneira na hora de ensaboar os utensílios. Além disso, o uso do arejador nas torneiras pode gerar uma economia de até 80% da água utilizada.

Só utilize a máquina de lavar quando ela estiver no máximo definido pelo fabricante. Cada máquina de lavar gasta em média 135 litros de água por lavagem.

Reutilize a água da máquina de lavar para lavar a calçada ou o quintal.

Nunca use a mangueira para lavar o quintal ou calçada e varrer a sujeira. Uma mangueira ligada por apenas 15 minutos chega a gastar até 280 litros de água.

Ao lavar frutas, verduras e legumes, encha uma panela ou tigela com água, evite a água corrente. Após isso, é possível utilizar a água para lavar o chão ou usar na descarga do banheiro.

Utilize a vassoura e para uma limpeza mais pesada, utilize água da chuva, reaproveite a água da máquina de lavar ou encha baldes.

Evite lavar seu veículo em épocas de seca, se não for possível, limpe o veículo usando um balde e pano ao invés de uma mangueira.

Ao regar as plantas, procure usar a mangueira com esguicho ou o regador. Lembrando que no inverno pode-se regar as plantas dia sim, dia não.

Tarifa social sabesp

A tarifa social é um benefício concedido pela sabesp para famílias de baixa renda e que são moradores da cidade de São Paulo.

O benefício gera desconto no valor da fatura para famílias que seguem os seguintes requisitos:

  • Possuir renda de até 3 salários mínimos por família;
  • Morar em habitação “subnormal” – que não possua condições normais de segurança, salubridade, dimensão e durabilidade, situação avaliada e liberada pela Prefeitura da cidade de São Paulo;
  • O local deve possuir até 60m²;

Caso o consumidor esteja desempregado, ele precisará provar que seu último salário foi de menos de 3 salários mínimos, e terá o benefício liberado por 12 meses não podendo estender esse tempo.

Leave a reply

Your email address will not be published.