A cerveja e seus tipos

Antes de começar a falar sobre cerveja, seria interessante defini-la para que não haja dúvidas sobre o que ela é: Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo.

Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

As cervejas são classificadas pelo teor de álcool e extrato, pelo malte ou de acordo com o tipo de fermentação.

São tantos os tipos e subtipos de cerveja que fica difícil, para muita gente, escolher qual ou quais experimentar (sempre com moderação, claro). As conhecidas Pilsen, Ale, Ice, Stout e Bock são apenas algumas das cervejas oferecidas atualmente em bares, restaurantes e festas.

Para não fazer feio na frente do garçom, conheça aqui alguns tipos de cerveja e suas características mais comuns.

Saiba mais a respeito de cada uma delas:

Cervejas de alta fermentação – tipo Ale

De sabor adocicado, encorpado e frutado, a cerveja tipo Ale é produzida a partir de cevada maltada e levedura de fermentação alta. Esse processo, mais antigo, fez com que as Ale fossem as únicas cervejas disponíveis até meados do século 19, época em que surgiu a cerveja de baixa fermentação.

Para experimentar: Brown Ale, IPA e Blond Ale.

Pilsener ou Pilsen

A cerveja do tipo Pilsener ou Pilsen nasceu em Pils, na Tchecoslováquia, em 1842, e é a mais conhecida e consumida no mundo. De sabor delicado, leve, clara e de baixo teor alcoólico (entre 3% e 5%), é também a preferida dos brasileiros.

No Brasil, o consumo da Pilsen – a que mais se adequa ao nosso clima – chega a 98% do total ingerido.

Para experimentar: American Macro Lager, Bohemian Pilsner e Doppelbock.

Stout

Originária da Irlanda, a stout é feita com cevada torrada e possui um sabor que associa o amargo do lúpulo ao adocicado do malte. É elaborada com maltes especiais – escuros – e extrato primitivo de 15%. A fermentação é geralmente alta. Sua cor é escura e seu teor de álcool e extrato são altos.

Para experimentar: Baden Baden Stout, Blondine Volcano Coffe Stout e Guinness Draught.

Bock

A cerveja tipo bock é outra lager de aceitação mundial. É uma cerveja de baixa fermentação e alto teor alcoólico, que varia de 6% a 14%. Originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, tem sabor forte e encorpado e sua cor é escura e avermelhada.

Para experimentar: Votus 003 Doppelbock, Therezópolis Rubine Bock e Anchor Bock Beer.

Ice

A cerveja ice nasceu em 1993 no Canadá. É fabricada por meio do “ice process”. Depois de fermentada, sofre um resfriamento à temperaturas abaixo de zero, quando a água se transforma em finos cristais de gelo. No estágio seguinte, esses cristais são retirados e o que permanece é uma cerveja mais forte e refrescante.

Para experimentar: Blue Ice

Estima-se que existam atualmente mais de 20 mil tipos de cervejas no mundo. Pequenas mudanças no processo de fabricação, como diferentes tempos e temperaturas de cozimento, fermentação e maturação, e o uso de outros ingredientes, além dos quatro básicos – água, lúpulo, cevada e malte – são responsáveis por uma variedade muito grande de tipos de cerveja.

Quer fazer sua própria cerveja em casa? Assista ao vídeo abaixo:

Leave a reply

Your email address will not be published.